Biblioteca

Empréstimo de livros, revistas, dvds e outros materiais relacionados ao veganismo e Libertação Animal.

Veganic

Picnics organizados pelo grupo para divulgação da culinária vegana.

Cine GALA

Exibição de filmes e documentários voltados à temática da Libertação Animal.

Manifestações

Relacionadas à exploração animal em diversos segmentos, como uso de animais para alimentação, experimentação, divertimento etc.

Cursos e oficinas

Promoção da culinária vegana.

19 de julho de 2009

Vida Vegan Veg Tour 2009


VIDA VEGAN VEG TOUR 2009
Alan Chaves é um jovem cozinheiro vegano que vai cruzar o país realizando demonstrações culinárias. Com 28 anos de idade, e há oito anos difundindo o veganismo no meio Cultural de Porto Alegre, se formou cozinheiro este ano pelo SENAC para fazer do que antes era passatempo a sua profissão. Ampliando sua iniciativa, cai na estrada para divulgar o vegetarianismo de forma simples e prática. Em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira, o “ativista gastronômico” passará por cidades onde a organização tem representantes, além de diversos eventos paralelos onde Alan possa participar como cozinheiro. Com a idéia de que todo mundo pode cozinhar, a Veg Tour procura de uma maneira despretensiosa esclarecer a gastronomia vegana, demonstrando que uma alimentação 100% vegetal é simples e ao alcance de todos.
Nesta primeira edição, Alan Chaves vai demonstrar um dos maiores coringas da culinária: Molhos e pastas. Através deles, pode-se fazer e incrementar muita coisa: Da camada da lasanha ao tempero da salada; do recheio do pão ou pastel à cobertura do hambúrguer ou macarrão. Com receitas simples, a intenção deste módulo é descomplicar para que realmente as pessoas utilizem estas preparações em seu dia-a-dia, e não somente colecionem mais uma receita na gaveta, acrescentando sabor e cor no seu cotidiano, sem muita complicação. Além dos molhos e pastas, ele também fará alguns pratos para demonstrar a aplicação dos mesmos, e no final todos os participantes degustarão as preparações.

Preparações propostas :
- Molho de Tomate
- Molho Fungui
- Molho de Pimentão
- Molho Pesto
- Molho Prático de Lanchonete
- Molho Agridoce
- Molho de Azeitona
- Molho Vinagrete original (emulsionado)
- Molho de Laranja
- Maionese de soja
- Molho Tahine (Gergelim)
- Pasta de Berinjela (Babaganouche)
- Pasta de Batata com Cenoura
- Pasta de Cenoura com Gergelim

E mais: técnicas de corte de vegetais, armazenamento de alimentos,
apresentação de pratos, entre outras dicas úteis no dia a dia culinário.

Não perca esta oportunidade de aprender receitas de uma forma descontraída, simples e saborosa!

Em Vitória o curso será ministrado no dia 15 de Agosto (Sábado) com início às 9h e término às 15h.

O curso será realizado no SESI de Jardim da Penha (Rua Tupinambás, 240 - Vitória/ES) e custará R$ 25,00 para cada participante.

Caso a inscrição seja feita pelo depósito bancário, pedimos que leve o comprovante no dia do curso e envie um email confirmando o pagamento.

Para tirar dúvidas, entrar em contato por email: veganvix@gmail.com

Livro apresenta veganismo com linguagem informal e cartuns

“Seja vegano” é um livro que inova ao oferecer um contato inicial, mas abrangente, para o interessado em conhecer o veganismo, prática ética de não exploração dos animais. Escrito pelo veterinário Wilson Grassi, tem 110 páginas com texto em linguagem informal, como numa conversa, sem complexidades teóricas. Cerca de 30 cartuns desenhados por Adriano Saran ilustram praticamente cada uma das idéias na publicação.

A obra aproxima-se do universo cotidiano com exemplos concretos, narrando como o próprio autor se convenceu a se tornar vegano. Também conta “quanto custa” – não para os humanos – um filé de frango com ovos, um sanduíche de presunto e um churrasco com queijo quente, entre outros tipos de explorações dos animais.

Conceitos apresentados sobre direitos animais foram revisados pelo mestrando em Ética, Luciano Carlos Cunha, enquanto o capítulo sobre cardápio e saúde foi revisado pelo médico Eric Slywitch.

GRASSI, Wilson. Seja vegano – é bom para sua saúde, para sua consciência, para os animais e para o planeta. São Paulo: Giz Editorial, 2008.