19 de julho de 2009

Vida Vegan Veg Tour 2009


VIDA VEGAN VEG TOUR 2009
Alan Chaves é um jovem cozinheiro vegano que vai cruzar o país realizando demonstrações culinárias. Com 28 anos de idade, e há oito anos difundindo o veganismo no meio Cultural de Porto Alegre, se formou cozinheiro este ano pelo SENAC para fazer do que antes era passatempo a sua profissão. Ampliando sua iniciativa, cai na estrada para divulgar o vegetarianismo de forma simples e prática. Em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira, o “ativista gastronômico” passará por cidades onde a organização tem representantes, além de diversos eventos paralelos onde Alan possa participar como cozinheiro. Com a idéia de que todo mundo pode cozinhar, a Veg Tour procura de uma maneira despretensiosa esclarecer a gastronomia vegana, demonstrando que uma alimentação 100% vegetal é simples e ao alcance de todos.
Nesta primeira edição, Alan Chaves vai demonstrar um dos maiores coringas da culinária: Molhos e pastas. Através deles, pode-se fazer e incrementar muita coisa: Da camada da lasanha ao tempero da salada; do recheio do pão ou pastel à cobertura do hambúrguer ou macarrão. Com receitas simples, a intenção deste módulo é descomplicar para que realmente as pessoas utilizem estas preparações em seu dia-a-dia, e não somente colecionem mais uma receita na gaveta, acrescentando sabor e cor no seu cotidiano, sem muita complicação. Além dos molhos e pastas, ele também fará alguns pratos para demonstrar a aplicação dos mesmos, e no final todos os participantes degustarão as preparações.

Preparações propostas :
- Molho de Tomate
- Molho Fungui
- Molho de Pimentão
- Molho Pesto
- Molho Prático de Lanchonete
- Molho Agridoce
- Molho de Azeitona
- Molho Vinagrete original (emulsionado)
- Molho de Laranja
- Maionese de soja
- Molho Tahine (Gergelim)
- Pasta de Berinjela (Babaganouche)
- Pasta de Batata com Cenoura
- Pasta de Cenoura com Gergelim

E mais: técnicas de corte de vegetais, armazenamento de alimentos,
apresentação de pratos, entre outras dicas úteis no dia a dia culinário.

Não perca esta oportunidade de aprender receitas de uma forma descontraída, simples e saborosa!

Em Vitória o curso será ministrado no dia 15 de Agosto (Sábado) com início às 9h e término às 15h.

O curso será realizado no SESI de Jardim da Penha (Rua Tupinambás, 240 - Vitória/ES) e custará R$ 25,00 para cada participante.

Caso a inscrição seja feita pelo depósito bancário, pedimos que leve o comprovante no dia do curso e envie um email confirmando o pagamento.

Para tirar dúvidas, entrar em contato por email: veganvix@gmail.com