29 de setembro de 2009

Rodeio em Vila Velha

Manifestação contra o Rodeio realizado nos dias 25, 26 e 27/09 na Prainha de Vila Velha, Espírito Santo.

Toda a estrutura do evento foi bancada com dinheiro público, promovendo exploração e a crueldade aos animais.

Pontos importantes a serem avaliados acerca do "Rodeio Beneficente":
1. Foi realizado justamente entre o “Dia Municipal dos Animais” e a “Semana Mundial de Proteção Animal”;
2. Se todo dinheiro público gasto no evento fosse investido em cestas básicas, iria arrecadar mais que as doações.
3. A maioria esmagadora do público do rodeio foi para o mesmo, pois após as competições, eram realizados shows de artistas nacionais. Apenas os shows já seriam suficientes para atrair o público, não sendo necessária, e muito menos justificável, a exploração dos animais.
4. Falavam a todo momento se tratar de um evento de cultura e esportes, mas cadê os grandes eventos de esportes e cultura de verdade que nunca vão para a cidade de Vila Velha? Rodeio é cultura americana e não é esporte.

Nos dois dias de protestos, estiveram presentes membros do GALA, WSPA, SOPAES e AMAES. A tristeza tomou conta de todos, pela crueldade com os animais na arena, pela insensibilidade e indiferença da população em sua maioria de classes menos favorecidas, mas principalmente, pela constatação que proteção ao meio ambiente e a fauna é uma frase muito usada, mas pouco praticada.

“Os rodeios são promovidos como exercícios de “coragem” e “valentia” da habilidade humana em conquistar as “bestas ferozes” e “indomadas” do velho Oeste. Na realidade, os rodeios não são nada mais do que uma exibição manipulada do domínio humano sobre os animais, mal disfarçado de "entretenimento". O que começou no final do século XIX como um concurso de habilidades entre “cowboys” se transformou num show motivado por ganância e lucro.”

Fotos: