Biblioteca

Empréstimo de livros, revistas, dvds e outros materiais relacionados ao veganismo e Libertação Animal.

Veganic

Picnics organizados pelo grupo para divulgação da culinária vegana.

Cine GALA

Exibição de filmes e documentários voltados à temática da Libertação Animal.

Manifestações

Relacionadas à exploração animal em diversos segmentos, como uso de animais para alimentação, experimentação, divertimento etc.

Cursos e oficinas

Promoção da culinária vegana.

14 de agosto de 2010

Polícia vai receber denúncias de maus-tratos contra animais



A partir da próxima semana, denúncias de maus-tratos a animais domésticos, selvagens ou exóticos terão destino certo na Polícia Civil. A Delegacia de Meio Ambiente contará com um Núcleo de Proteção aos Animais. Com isso, o Espírito Santo passa a ser o segundo Estado do país com um setor específico para cuidar de denúncias desse tipo de crime. A primeira iniciativa foi em Campinas, São Paulo, onde já existe uma Delegacia Especializada em Animais.

De acordo com o delegado de Meio Ambiente, José Monteiro, a nova estrutura vai tornar mais ágil a punição a possíveis infratores. "Como estarão centralizadas todas as informações e ocorrências locais, terei informações precisas em termos de estatística, até mesmo para, futuramente, solicitar a criação de uma nova delegacia. Recebemos denúncias referentes a gatos, cães, mulas e cavalos. Mas temos também problema com pássaros silvestres. É cultural do brasileiro criar passarinhos, mas muitas vezes não cuidam da forma devida", comentou.

Quem maltrata ou abusa de animais está infringindo a lei 9.605, que trata dos crimes de meio ambiente. A punição, nesses casos, varia de três meses a um ano de detenção. A Justiça também pode determinar o pagamento de multa, que em geral varia de um salário mínimo a até R$ 5 mil.

Sâmara Abrahão, membro da Sociedade Brasileira dos Animais no Estado (Sopaes), ressalta que não são só os animais sem dono que são vítimas. “A quantidade de denúcias que recebemos em relação à violência e abandono – no que diz respeito a falta de alimentação – de animais que vivem em casas e apartamentos é algo alarmante".

Denúncias de maus tratos a animais podem ser feitas em qualquer unidade policial. O cidadão que quiser registrar denúncia diretamente na Delegacia de Meio Ambiente deve ligar para 3236-8136 ou para o Disque Denúncia 181.

Errantes
60 mil cachorros - Esse é o número de cachorros abandonados nas ruas da Grande Vitória, segundo a Sociedade Protetora dos Animais do Estado (Sopaes).

Bichos são vítimas até de mutilação
Animais acorrentados, sem atendimento médico, em estado de abandono, com marcas de maus-tratos que vão desde o espancamento até a falta de alimentação. A lista de exemplos de violência cometida contra animais parece não ter fim, segundo Sâmara Abrahão, membro da Sociedade Brasileira dos Animais no Estado (Sopaes).

Em função de terem sido domesticados e, por isso, aparecerem em grande quantidade no ambiente urbano, os animais que mais sofrem com violência são os gatos e cachorros.

“Ma isso não que dizer que os bichos das zonas rurais e outros animas, como os de tração, como os cavalos, não sejam vítimas de agressões”, ressalta Sâmara.

Segundo ela, o fato de as pessoa terem um animal não quer dizer que eles tenha sua posse. “As pessoas precisam acabar com a ideia do ‘É meu e eu faço o que quero’. Elas se julgam no direito de propriedade e acham que podem fazer de tudo”, alerta. Denúncias já chegaram à Sopaes até mesmo sobre bichos esfaqueados e mutilados.

Bom dono
“Um bom dono é aquele que oferece assistencia médica necessária, leva o animal para tomar as vacinas adequadas e no tempo certo”, diz Sâmara que acrescenta: manter o bicho no quintal, e não na rua, oferecer alimentação regularmente e castrá-los também devem fazer parte da rotina do dono responsável.

Para ser um dono responsável
Avalie. Antes de adotar, é preciso ter atenção com o tamanho da casa. Nada de colocar um pastor alemão dentro de um apartamento pequeno

Escolha. Antes de escolher o animal, verifique se o tipo combina com você e sua família. Cães muito ativos, por exemplo, não são indicados para pessoas mais velhas

Cuidados. Lembre-se de que os filhotes exigem mais cuidados e é preciso acompanhá-los de perto desde o começo, ensinando e dando carinho

Adultos. Animais mais velhos também aprendem e podem se adaptar a uma nova casa e novos donos

Macho ou fêmea. As fêmeas são mais afetivas e caseiras. Mas, uma vez castrados, os animais não entram no cio, fazendo com que o sexo dele não faça muita diferença para o dono

Companhia. Um animal vive em média de 10 a 15 anos. Então, na hora de adotar, leve esse tempo em conta

Adaptação. O dono também deve adaptar seu estilo de vida para receber um animal. É preciso lembrar que existem cuidados especiais (como veterinário e alimentos) e que ele fará parte do cotidiano

Adoção. Existem vários lugares que abrigam cães e gatos abandonados ou feridos. Qualquer pessoa pode adotar um animal, mas é preciso responder a um questionário e mostrar que realmente será um bom dono para o bicho

Lei. Quem praticar maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres ou domésticos, nativos ou exóticos pode ser preso de três meses a um ano, e ainda ter que pagar multa

Para adotar e ajudar


Au-aufanato
Endereço: Rua Ilha Bela, 83, Jardim Marilândia, Vila Velha
E-mail:auaufanatoes@hotmail.
com ou auaufanato.blogspot.com/

Pet Dog Cat
Endereço: Rua Carlos Martins, 912, Jardim Camburi, Vitória
Telefone: 3237-2465

Sociedade Protetora dos Animas (Sopaes)
site: www.sopaes.org.br

8 de agosto de 2010

The Cove no Cine Metrópolis!


Duração do filme: 92 minutos
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=OYKNCN1ESZM (2:19)

ENTRADA FRANCA
Organização:
GALA • Apoio: Cineclube Metrópolis