Biblioteca

Empréstimo de livros, revistas, dvds e outros materiais relacionados ao veganismo e Libertação Animal.

Veganic

Picnics organizados pelo grupo para divulgação da culinária vegana.

Cine GALA

Exibição de filmes e documentários voltados à temática da Libertação Animal.

Manifestações

Relacionadas à exploração animal em diversos segmentos, como uso de animais para alimentação, experimentação, divertimento etc.

Cursos e oficinas

Promoção da culinária vegana.

24 de novembro de 2009

Filme “Terráqueos” no Cine Metrópolis – 26/11

Filme “Terráqueos” no Cine Metrópolis – UFES
26/11 (quinta-feira) – 12:00

Terráqueos (Earthlings) é um documentário sobre a absoluta dependência da humanidade em relação aos animais (para companhia, comida, roupa, entretenimento e pesquisa científica) e também demonstra nosso completo desrespeito por estes chamados "provedores não-humanos". O filme é narrado pelo indicado ao Oscar Joaquin Phoenix (O Gladiador) e apresenta trilha sonora composta pelo artista Moby. Em 2005 ganhou três prêmios em três festivais diferentes, Boston, San Diego e Artivist.

Sinopse
Com um estudo profundo em pet shops, fábricas de filhotes e abrigos de animais, como também em fazendas industriais, o comércio de couro e de peles, as indústrias de esportes e entretenimento, e finalmente a profissão médica e científica, Terráqueos usa câmeras escondidas e imagens nunca antes vistas para demonstrar as práticas cotidianas de algumas das maiores indústrias do mundo, todas as quais dependem totalmente de animais para lucrar. Poderoso, informativo e provocante, Terráqueos é de longe o documentário mais compreensível já produzido na correlação entre a natureza, animais e os interesses econômicos humanos.

Existem muitos filmes valiosos de direitos dos animais, mas este transcende o cenário.
Terráqueos grita para ser visto.

Duração do filme: 95 minutos
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=lEeBWHZs2wg (2:50)

ENTRADA FRANCA
Organização:
GALA • Apoio: Cineclube Metrópolis

18 de novembro de 2009

Políticas Públicas de Proteção e Defesa dos Animais no ES


"Na próxima segunda-feira, dia 23, a partir das 19h, acontece no plenário da Assembléia Legislativa, sessão especial para debater a adoção de políticas públicas de proteção e defesa dos animais no Espírito Santo.

A utilização de animais em eventos de entretenimento (circos, rodeios, rinhas), adoção de programas internacionais de educação humanitária em bem-estar animal, uma nova política pública para o controle de zoonoses no estado, campanhas estaduais de castração e posse responsável serão alguns dos temas em discussão.

O encontro contará com a presença da presidente da WSPA (Word Society Protection Animal - Sociedade Mundial de Proteção dos Animais), Elizabeth MacGregor; representantes federais do Ibama e da superintendência regional do órgão, secretários de saúde municipais e estadual, empresários que apoiam a luta em defesa dos animais através de iniciativas de responsabilidade eco-ambientais, jornalistas, sindicalistas, representantes de entidades, organizações não-governamentais, associações e sociedades protetoras dos animais do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, militantes e ativistas da causa animal e centenas de estudantes de veterinária, nutrição e biologia.

Trata-se do mais amplo encontro no estado a reunir os diversos segmentos da sociedade voltados à causa em defesa dos direitos e da dignidade dos animais.

No momento em que o planeta volta as atenções à Conferência Climática das Nações Unidas, em Copenhagen, que acontece no próximo mês, e que o respeito a todas as formas de vida que habitam nosso planeta se coloca como uma das principais plataformas econômicas, sociais e políticas da agenda internacional e brasileira, a Sessão Especial do dia 23 é um espaço privilegiado para a Assembleia Legislativa posicionar-se de forma positiva e propositiva em consonância com as preocupações eco-ambientais globais."

Escrito por Maninho Pacheco

Participe!

8 de novembro de 2009

Pic.Nic.Veg

Para marcar o Dia Mundial Vegano, que acontece no dia 1º de novembro, o GALA, realizará um Pic-Nic Vegetariano no Parque Pedra da Cebola, próximo ao campo de futebol, a partir das 15h do dia 08/11.

O pic nic é uma forma de mostrar como uma dieta vegetariana pode ser completa, saudável e saborosa.

O evento tem a proposta de aproximar os amigos e a família dos membros do GALA e pessoas interessadas no trabalho que o grupo realiza. Aconselhamos a todos que quiserem participar a comparecer no parque levando algum prato de comida que não contenha derivados de animais (carne, ovo, leite). Também podem levar frutas, sucos, ou o que quiserem compartilhar.

Confirme sua presença pelo email
veganvix@gmail.com.
Contato: www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=2014681665358775771

Fotos do Pic Nic:

2 de novembro de 2009

Meat The Truth • 05/11 no Metrópolis

Meat The Truth - Uma verdade mais que inconveniente

Um documentário feito pelo "Partido dos Animais" da Holanda. É a resposta ao "An Inconvenient Truth" do Al Gore, que trata de algumas das causas do aquecimento global, poluição e males afins, mas deixa a questão da pecuária de lado (por motivos políticos). A pecuária é a maior responsável por essa devastação.

O mais interessante neste vídeo, é que ele nos alerta para o fato de que 18 % das emissões de gases no mundo são causados pela pecuária, enquanto 13 %, são causadas pelos transportes! Carros, tratores e aviões causam menos efeito que a pecuária, e muita gente não acredita, ou nem sabe disto, ou não imagina que o impacto seja tanto.

Acha isso loucura? Compareça!

Local: Cine Metrópolis - UFES (Campus Goiabeiras)
Data: 05/11/2009
Horário: 12:00
Duração: 70 minutos

Entrada Franca

29 de setembro de 2009

Rodeio em Vila Velha

Manifestação contra o Rodeio realizado nos dias 25, 26 e 27/09 na Prainha de Vila Velha, Espírito Santo.

Toda a estrutura do evento foi bancada com dinheiro público, promovendo exploração e a crueldade aos animais.

Pontos importantes a serem avaliados acerca do "Rodeio Beneficente":
1. Foi realizado justamente entre o “Dia Municipal dos Animais” e a “Semana Mundial de Proteção Animal”;
2. Se todo dinheiro público gasto no evento fosse investido em cestas básicas, iria arrecadar mais que as doações.
3. A maioria esmagadora do público do rodeio foi para o mesmo, pois após as competições, eram realizados shows de artistas nacionais. Apenas os shows já seriam suficientes para atrair o público, não sendo necessária, e muito menos justificável, a exploração dos animais.
4. Falavam a todo momento se tratar de um evento de cultura e esportes, mas cadê os grandes eventos de esportes e cultura de verdade que nunca vão para a cidade de Vila Velha? Rodeio é cultura americana e não é esporte.

Nos dois dias de protestos, estiveram presentes membros do GALA, WSPA, SOPAES e AMAES. A tristeza tomou conta de todos, pela crueldade com os animais na arena, pela insensibilidade e indiferença da população em sua maioria de classes menos favorecidas, mas principalmente, pela constatação que proteção ao meio ambiente e a fauna é uma frase muito usada, mas pouco praticada.

“Os rodeios são promovidos como exercícios de “coragem” e “valentia” da habilidade humana em conquistar as “bestas ferozes” e “indomadas” do velho Oeste. Na realidade, os rodeios não são nada mais do que uma exibição manipulada do domínio humano sobre os animais, mal disfarçado de "entretenimento". O que começou no final do século XIX como um concurso de habilidades entre “cowboys” se transformou num show motivado por ganância e lucro.”

Fotos:

Programa 9 Minutos

Este mês, representantes do GALA foram convidados a comparecer ao Programa Nove Minutos da TV Tribuna - SBT para uma entrevista sobre veganismo. A gravação ocorreu no dia 22/09, e a entrevista foi ao ar no dia 24/09, às 12h.

Fabiana Alvarenga representou (e muito bem!) o GALA, e uma frase do apresentador do programa, Eustáquio Palhares, após o término da gravação, resumiu bem tudo que foi dito: "Você mexe com a acomodação, os animais vão te agradecer".

Fotos da gravação:

14 de setembro de 2009

Behind The Mask • 21/09 no Cine Metrópolis

"Por Trás da Máscara, a história das pessoas que arriscam tudo para salvar animais" revela os bastidores da ALF, Animal Liberation Front. Foi realizado pela advogada defensora dos direitos animais, Shanon Keith, que passou três anos registrando, entrevistando e editando o filme. Sua intenção é combater as perseguições que a mídia faz ao movimento dos direitos animais. Impactante é um termo insuficiente para descrever a recepção ao filme.

A Frente de Libertação Animal (ALF) é o conceito que une ativistas dos direitos dos animais que usam a ação direta para libertar animais, o que inclui resgatá-los de locais onde estão presos e maltratados ou aguardando a hora de serem mortos. A ALF também prega o boicote econômico a todas as formas de exploração de animais. Qualquer ação direta que promova libertação e que "toma toda precaução razoável para não pôr em perigo vidas de qualquer tipo" pode ser reivindicada como feita pelo ALF, desde que consistente com os objetivos da organização.

Os ativistas da ALF são um modelo de luta sem líderes. As células do grupo, atualmente ativas em mais de 35 países, operam clandestinamente e independentemente uma das outras. Uma célula pode consistir em uma só pessoa. Robin Webb, do Reino Unido, tem uma frase sobre este modelo de ativismo: "... a ALF não pode ser destruída, não pode ser infiltrada, não pode ser parada. Tu, todos e cada um de vocês: vocês são a ALF".

Apesar do movimento que tenta enquadrar as ações como terroristas, o modelo da AFL é anti-violência. No documentário, o ativista americano Rod Coronado diz: "O que eu sei que nos separa das pessoas por quem somos constantemente acusados de ser (terroristas, criminosos violentos) é o fato de nunca termos magoado ninguém".

Trailer: www.youtube.com/watch?v=FQrskVUcsX8

Fotos da exibição:


12 de setembro de 2009

Não Matarás • 10/09 no Cine Metrópolis

Sinopse
Quando você toma um remédio, sabe como ele foi criado?
Quando você passa batom, sabe realmente o que está colocando em seus lábios?
Lanolina, queratina, ácidos graxos... de onde vêm as substâncias que deixam seus cabelos macios e sua roupa ainda mais branca?
A cada dia, o consumidor tem produtos novos à sua disposição nas prateleiras do supermercado. O apelo ao consumo é cada vez maior e os lançamentos sempre vendem uma nova fórmula mágica. Mas o que é necessário para que esses produtos tenham seu consumo permitido?
Por trás dos rótulos atraentes e das promessas de efeito miraculosos está o sofrimento dos animais que serviram como cobaias dos testes necessários para que esses produtos cheguem até você. O resultado desses testes – cada dia mais contestados – é extrapolado para humanos, e sua eficácia está sendo cada vez mais questionada. Eles são seguros para o ser humano? Até quando casos como o da Talidomida continuarão a acontecer?

Este é o tema principal do documentário “NÃO MATARÁS - os animais e os homens nos bastidores da ciência”, a nova produção do Instituto Nina Rosa – Projetos por Amor à Vida. Através de depoimentos de pesquisadores, filósofos, biólogos, médicos, alunos e professores de ciências médicas, saberemos o que acontece nos laboratórios de pesquisa no Brasil e no mundo. Outros temas correlatos - o uso de animais no ensino, o medo dos estudantes em expressar sua rejeição a esses métodos cruéis, a continuidade de um pensamento acadêmico já ultrapassado – também estão presentes no documentário, que pretende traçar um painel esclarecedor e questionador sobre a necessidade do uso de animais na indústria, na pesquisa e no ensino, diretamente relacionados com o nosso cotidiano.
A experimentação animal
“Vivissecção”, “experimentação animal”, “pesquisa em animais”, “testes em animais”. Ao ouvir estas palavras, muitas pessoas reagem com descrença ou repulsa, ou mesmo acreditam que é “um mal necessário”. Agem assim porque foram educadas a acreditar que esse é o único modo possível para melhorar a saúde humana. Na verdade, essas palavras são somente nomes diferentes para um mesmo crime: cortar, queimar, envenenar, torturar, enlouquecer animais vivos com o intuito de prevenir ou curar males em seres humanos. O fato de utilizar animais para buscar o conhecimento sobre seres humanos está baseado na semelhança entre os seres vivos. Os animais poderiam, então, servir de modelos para nossas doenças e reações, substituindo seres humanos em estudos sobre nós mesmos. Mas essa semelhança, logicamente, não os dotaria também de sentimentos, emoções, fraquezas, medos, assim como nós?

Quando questionados sobre o lado ético de fazer seres tão parecidos conosco sofrerem, os pesquisadores alegam que eles não são tão semelhantes assim... Esse é um paradoxo que os defensores da vivissecção não conseguem justificar. Fazemos experimentos em animais para que seres humanos não sofram sem necessidade, traçando uma linha arbitrária que separa as espécies que devem e as que não devem sofrer. Se os atos praticados dentro dos laboratórios ocorressem em qualquer outro lugar, que não em “benefício da ciência”, seus praticantes certamente seriam condenados.
Além do lado ético e moral, existe o lado científico. Os testes em animais extrapolam dados de outras espécies para os seres humanos e os resultados não podem ser confiáveis. E, apesar das grandes somas investidas em todo tipo de experimentação animal, os índices das doenças do coração, o câncer, a AIDS, e outras, continuam a crescer. Mas novas drogas surgem todos os dias, dando lucros a uma indústria que se alimenta da doença, e em nada ajuda a promover a saúde. Hoje, métodos modernos já poderiam ter substituído a maior parte da experimentação animal, mas a continuidade da mentalidade opressora, baseada somente no prestígio e no lucro, ainda assassina mais de 100 milhões de animais todos os anos.

Fotos da exibição:

29 de agosto de 2009

Sábado é o Mc Dia Infeliz

Cartoon de Paulo Fradinho, para a ANDA.

Sábado, 29 de agosto de 2009, uma das empresas mais duvidosas do mundo vai oferecer parte de seus lucros para combater o problema que, segundo pesquisas, eles mesmos ajudam a multiplicar: o câncer. Diante de tamanha hipocrisia muitas pessoas no Brasil e no mundo vão fazer diferentes tipos de protestos para mostrar que nem todos caem no papinho de “somos bonzinhos, ajudamos crianças com câncer”.

Leia mais em:
http://vista-se.com.br/site/amanha-e-o-mc-dia-infeliz-imprima-seu-panfleto

*

Munidos de faixa, banner, panfletos, cruzes simbolizando a morte dos animais e a péssima alimentação que a empresa oferece, o grupo conseguiu atingir um público estimado de 1.200 pessoas. A ação foi bem recebida pelos pedestres, muitos se aproximaram para conversar sobre a manifestação e conhecer o grupo. A ação durou em torno de 5 horas.



Leia mais em:
http://vista-se.com.br/site/vitoria-es-ativistas-do-gala-fazem-protesto-contra-o-mc-donalds

22 de agosto de 2009

VEG TOUR 2009 • Vitória - ES

Participantes lotam curso de molhos vegetarianos em Vitória-ES
Gabriel Torobay

Uma alternativa de vida mais saudável. Foi esse o principal objetivo dos participantes do 1ª Curso Prático de molhos vegetarianos, ocorrido no último sábado (15) e que lotou a cozinha do SESI de Jardim da Penha, em Vitória. O curso de culinária, ministrado cozinheiro gaúcho Alan Chaves, faz parte da Turnê Nacional de Culinária Vegetariana, que está percorrendo todo o país.

Molhos de tomate, pimentão, azeitona, vinagrete, laranja e pastas de berinjelas, batata com cenoura foram alguns exemplos do cardápio variado e que todos puderam degustar.

“O curso foi muito bom e de qualidade. Os molhos deliciosos, tranqüilos de fazer e a explicação foi bem didática” conta Marleni Angeli, que veio de Santa Tereza para participar do evento.

“Eu já cozinhava e o curso deu pra dar uma incrementada lá em casa. As receitas são muito fáceis de fazer”, disse Inácio José da Cruz, que fez o curso com a esposa. “Gostei de todos os molhos e pastas, mais o de tomate foi o melhor”, confessou Daniella Cabral. Adepta também da culinária vegetariana, Dilma de Paula apontou aprovou todas as receitas. “É difícil escolher o melhor. Eu gostei de todos os molhos e pastas”.


Alternativa para uma vida mais saudável

“Eu quero mostrar aqui que temos opções”, explica Alan Chaves, cozinheiro há oito anos e adepto do veganismo. “Quero que as pessoas tenham autonomia de escolher um modo de vida mais saudável, podendo optar por uma alimentação 100% vegetal”. Vitória é a oitava cidade percorrida por Alan, que iniciou o tour em junho desse ano. “Gostei muito daqui. Foi a cidade que deu mais gente em toda tour. Agora eu vou viajar pelos próximos meses pelas cidades do norte e nordeste e depois eu volto pro sul do país”.

O curso foi organizado pelo Grupo Abolicionista de Libertação Animal (Gala) e de acordo com o integrante Davi Almeida, outros eventos estão programados para apresentar às pessoas a cozinha vegetariana. “Além desse curso, estamos programando ações para levar ao conhecimento de mais pessoas a ideologia vegan”. De acordo com Davi, o grupo já promoveu mostras de vídeos e debates sobre o assunto.

Modo de vida vegan

O vegetarianismo é um modo de vida que evita o consumo de produtos que tenham origem no sacrifício, morte ou sofrimento de animais. Alguns vegetarianos também optam pelo não consumo de leite, ovos e seus derivados.

O veganismo é uma vertente do vegetarianismo, de cunho mais ético e político. Os indivíduos que seguem essa ideologia, além de se absterem do consumo de carnes, também podem optar pelo não consumo de leite, ovos e os seus derivados, mel, gelatina e produtos menos óbvios de origem animal, como óleos e secreções, presentes em sabonetes, xampus, cosméticos, detergentes, perfumes, filmes.

Os veganistas não usam seda, lã, couro ou peles de animais; evitam ao máximo comprar e consumir produtos que foram testados em animais vivos e boicotam as atividades humanas em que há o uso de animais como forma de entretenimento, como rodeios, touradas, circos com animais e hipismo.

Publicado em:

http://vista-se.com.br/site/participantes-lotam-curso-de-molhos-vegetarianos#more-1559

http://www.vidavegetariana.com/site/noticias.php?page=noticias/219

http://www.fotolog.com.br/xamorx/40370745


19 de julho de 2009

Vida Vegan Veg Tour 2009


VIDA VEGAN VEG TOUR 2009
Alan Chaves é um jovem cozinheiro vegano que vai cruzar o país realizando demonstrações culinárias. Com 28 anos de idade, e há oito anos difundindo o veganismo no meio Cultural de Porto Alegre, se formou cozinheiro este ano pelo SENAC para fazer do que antes era passatempo a sua profissão. Ampliando sua iniciativa, cai na estrada para divulgar o vegetarianismo de forma simples e prática. Em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira, o “ativista gastronômico” passará por cidades onde a organização tem representantes, além de diversos eventos paralelos onde Alan possa participar como cozinheiro. Com a idéia de que todo mundo pode cozinhar, a Veg Tour procura de uma maneira despretensiosa esclarecer a gastronomia vegana, demonstrando que uma alimentação 100% vegetal é simples e ao alcance de todos.
Nesta primeira edição, Alan Chaves vai demonstrar um dos maiores coringas da culinária: Molhos e pastas. Através deles, pode-se fazer e incrementar muita coisa: Da camada da lasanha ao tempero da salada; do recheio do pão ou pastel à cobertura do hambúrguer ou macarrão. Com receitas simples, a intenção deste módulo é descomplicar para que realmente as pessoas utilizem estas preparações em seu dia-a-dia, e não somente colecionem mais uma receita na gaveta, acrescentando sabor e cor no seu cotidiano, sem muita complicação. Além dos molhos e pastas, ele também fará alguns pratos para demonstrar a aplicação dos mesmos, e no final todos os participantes degustarão as preparações.

Preparações propostas :
- Molho de Tomate
- Molho Fungui
- Molho de Pimentão
- Molho Pesto
- Molho Prático de Lanchonete
- Molho Agridoce
- Molho de Azeitona
- Molho Vinagrete original (emulsionado)
- Molho de Laranja
- Maionese de soja
- Molho Tahine (Gergelim)
- Pasta de Berinjela (Babaganouche)
- Pasta de Batata com Cenoura
- Pasta de Cenoura com Gergelim

E mais: técnicas de corte de vegetais, armazenamento de alimentos,
apresentação de pratos, entre outras dicas úteis no dia a dia culinário.

Não perca esta oportunidade de aprender receitas de uma forma descontraída, simples e saborosa!

Em Vitória o curso será ministrado no dia 15 de Agosto (Sábado) com início às 9h e término às 15h.

O curso será realizado no SESI de Jardim da Penha (Rua Tupinambás, 240 - Vitória/ES) e custará R$ 25,00 para cada participante.

Caso a inscrição seja feita pelo depósito bancário, pedimos que leve o comprovante no dia do curso e envie um email confirmando o pagamento.

Para tirar dúvidas, entrar em contato por email: veganvix@gmail.com

Livro apresenta veganismo com linguagem informal e cartuns

“Seja vegano” é um livro que inova ao oferecer um contato inicial, mas abrangente, para o interessado em conhecer o veganismo, prática ética de não exploração dos animais. Escrito pelo veterinário Wilson Grassi, tem 110 páginas com texto em linguagem informal, como numa conversa, sem complexidades teóricas. Cerca de 30 cartuns desenhados por Adriano Saran ilustram praticamente cada uma das idéias na publicação.

A obra aproxima-se do universo cotidiano com exemplos concretos, narrando como o próprio autor se convenceu a se tornar vegano. Também conta “quanto custa” – não para os humanos – um filé de frango com ovos, um sanduíche de presunto e um churrasco com queijo quente, entre outros tipos de explorações dos animais.

Conceitos apresentados sobre direitos animais foram revisados pelo mestrando em Ética, Luciano Carlos Cunha, enquanto o capítulo sobre cardápio e saúde foi revisado pelo médico Eric Slywitch.

GRASSI, Wilson. Seja vegano – é bom para sua saúde, para sua consciência, para os animais e para o planeta. São Paulo: Giz Editorial, 2008.

13 de junho de 2009

"A Carne É Fraca" no Cine Metrópolis - UFES •18/06/09


Vegetarianismo em Debate no Cine Metrópolis

Na próxima quinta-feira, dia 18/06, às 12hs, será exibido o documentário "A Carne é Fraca" [54min, 2004], produzido pelo Instituto Nina Rosa, uma ONG sem fins lucrativos, que tenta traçar um panorama geral do consumo da carne nas refeições e suas implicações diretas e indiretas na saúde do consumidor, na economia global e no meio ambiente.

“Alguma vez você já pensou sobre a trajetória de um bife antes de chegar ao seu prato? Nós pesquisamos isso para você e contamos neste documentário aquilo que não é divulgado. Saiba dos impactos que esse ato – aparentemente banal – de consumir carne representa para a sua saúde, para os animais e para o Planeta.” – Sinopse feita pelos/as produtores/as.

O documentário conta com depoimentos dos jornalistas Washigton Novaes e Dagomir Marquezi, entre outros.
Após a exibição do documentário, será realizado um pequeno debate entre os participantes.

Iniciativa: Juliherme (Vegetarianos em Movimento - VEM).
Apoio: Cine Metrópolis e grupo GALA.

A entrada é Franca. ;)

* * *

Fotos da exibição:

Audiência Pública - 30.03.09



Não existe método de treinamento que seja indolor. Para adestrar um animal, principalmente o selvagem, é preciso, por meio da coação e da dor, reprimir seus instintos e torná-lo submisso ao homem. Além disso, manter um animal em um circo é submetê-lo ao confinamento eterno; implica em retirá-lo de seu habitat natural e lhe impor a vida em correntes e jaulas que por si só causam sofrimento.

1 de fevereiro de 2009

Earthlings na UFES + Feira do Conhecimento

Exibição do documentário Earthlings no Cine Metrópolis - Ufes, dia 21 de Agosto de 2008.


Feira do Conhecimento ocorrida no dia 25 de outubro de 2008 no Colégio NEO.