Biblioteca

Empréstimo de livros, revistas, dvds e outros materiais relacionados ao veganismo e Libertação Animal.

Veganic

Picnics organizados pelo grupo para divulgação da culinária vegana.

Cine GALA

Exibição de filmes e documentários voltados à temática da Libertação Animal.

Manifestações

Relacionadas à exploração animal em diversos segmentos, como uso de animais para alimentação, experimentação, divertimento etc.

Cursos e oficinas

Promoção da culinária vegana.

18 de fevereiro de 2010

VEGTOUR 2010


O ano de 2009 foi bem agitado para Alan Chaves, que viajou por 20 cidades das regiões Sul, Sudeste e Nordeste, em seu projeto chamado Vida Vegan VegTour. O jovem chef, que prefere ser chamado de “Ativista Gastronômico” cruzou o Brasil com sua aula de molhos e pastas, demonstrando para um público em sua maioria formado por não-vegetarianos, que pratos que não utilizam produtos de origem animal podem ser práticos, baratos e muito saborosos. Transcendendo os limites da cozinha, Alan realizou aulas e jantares em locais que variavam de universidades de nutrição e restaurantes, até cozinhas domésticas e shows de rock, levando suas preparações à todo tipo de público de forma irreverente e despojada, colecionando novos amigos e simpatizantes do vegetarianismo.

E quem imagina que ele descansaria depois de toda essa aventura, se engana: VegTour 2010 esta aí, para começar o ano com muitas receitas saborosas Brasil a fora. Porém nesta segunda edição a família Vida Vegan aumentou, pois Alan Chaves contará com a ajuda da chef chilena Martha Gonzalez e do fotógrafo Gabriel Soares.

A história de Martha se assemelha muito com a de Alan, que também teve seu contato com vegetarianismo através de bandas que abordavam a temática, tornando-se vegetariana em 2000 e meses depois, vegana. Logo em seguida, Martha começou a fazer seus próprios bolos sem leite e sem ovos, e o desafio se tornou uma paixão. Assim, Martha decidiu estudar confeitaria no Instituto Profissional Diego Portales, ganhando a duras penas o respeito e admiração de seus professores e colegas pela criatividade e capacidade de adaptação de suas preparações. Em Santiago, sua cidade natal, Martha trabalha na única loja vegetariana da capital, chamada Arte Vegetal e também faz doces e salgados por encomenda. Neta e irmã de chefs de cozinha, Martha dá continuidade à paixão de sua família. Assim como Alan, ela acredita em uma cozinha simples e descomplicada, onde todos tenham acesso e obtenham mais autonomia em suas vidas.

Desde que começou a se interessar por fotografia na ESPM, onde é formado, Gabriel Soares já fotografava a banda xAMORx, cujo Alan é baterista. Através da banda, ele se tornou vegano e depois de um tempo assumiu o vocal. A partir de 2007 começou a fotografar as bandas de rock mais seguidamente, dentre elas a banda de Martha, chamada To Feel Alive, onde os três se conheceram e tocaram juntos em um show em Porto Alegre. Gabriel convenceu Alan e Martha que com boas fotos suas preparações ficariam muito mais saborosas, e o registro da viagem muito mais rico, completando assim o trio da nova família Vida Vegan.

Dando continuidade ao objetivo de desmistificar a gastronomia, os jovens chefs definiram um cardápio sofisticado, mas muito simples de executar, com o intuito de aproximar os alunos aos bastidores de um restaurante. Apostando em pratos de verão para incluir cores e sabores que não utilizamos frequentemente na mesa, além da praticidade, refrescância e leveza que esta época nos pede, Vida Vegan apresentará um menu completo com entrada, prato principal, sobremesa e opções de drinks sem álcool. Todas as aulas terão cobertura fotográfica de Gabriel Soares.

Os pratos apresentados em aula serão:
- Salada à Caesar
- Molho Tártaro
- Grano Duro com Acelga Picante e Frutas Cítricas
- Tomate Recheado com Tofupiry e Ervas
- Purê Agridoce com Crispies de Coco ao Alho e Limão
- Frutas com Calda de Redução de Champagne
- Frozen de Guaraná com Menta e Limão
- Lasse de Maracujá

Informações sobre a Tour pelo Brasil você encontra no blog do Alan Chaves:
www.cozinheirovidavegan.wordpress.com

Acesse também: www.avoid.com.br/magazine/index/id/38/itemId/235/